Já ouviu falar na síndrome dos ovários policísticos (SOP)? Se você é uma mulher que teve problemas para engravidar, você pode ter. Quase todo mundo? Provavelmente não.

O que é SOP?
A SOP é uma das causas mais comuns de infertilidade feminina, afetando de 6% a 12% (até 5 milhões) das mulheres americanas em idade reprodutiva. Mas é muito mais do que isso. Esta condição de saúde ao longo da vida continua muito além dos anos férteis.
Mulheres com SOP geralmente são resistentes à insulina; seus corpos podem produzir insulina, mas não podem usá-la de forma eficaz, aumentando o risco de diabetes tipo 2.
Elas também têm níveis mais altos de andrógenos (hormônios masculinos que as mulheres também possuem), que podem impedir a liberação de óvulos (ovulação) e causar períodos irregulares, acne, queda de cabelo no couro cabeludo e crescimento excessivo de pelos no rosto e no corpo.
Mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos podem desenvolver sérios problemas de saúde, especialmente se estiverem acima do peso:
- Diabetes – mais da metade das mulheres com SOP desenvolvem diabetes tipo 2 aos 40 anos
- Diabetes gestacional (diabetes durante a gravidez) – que coloca a gravidez e o bebê em risco e pode levar ao diabetes tipo 2 mais tarde na vida da mãe e do filho
- Doença cardíaca – mulheres com SOP correm maior risco e o risco aumenta com a idade
- Pressão alta – que pode danificar o coração, o cérebro e os rins
- Colesterol LDL (“ruim”) alto e colesterol HDL (“bom”) baixo – aumentando o risco de doenças cardíacas
- Apneia do sono – um distúrbio que faz com que a respiração pare durante o sono e aumenta o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2
- AVC – placas (colesterol e glóbulos brancos) que obstruem os vasos sanguíneos podem levar a coágulos sanguíneos que, por sua vez, podem causar um derrame
A SOP também está ligada à depressão e ansiedade, embora a conexão não seja totalmente compreendida.
O que causa SOP?
As causas exatas não são conhecidas no momento, mas os níveis de andrógenos mais altos do que o normal desempenham um papel importante. O excesso de peso e o histórico familiar – que por sua vez estão relacionados à resistência à insulina – também podem contribuir.
Sobrepeso
Estar acima do peso causa SOP? A SOP deixa você acima do peso? A relação é complicada e mal compreendida. O excesso de peso está associado à SOP, mas muitas mulheres com peso normal têm SOP e muitas mulheres com sobrepeso não.
Genética
As mulheres cuja mãe ou irmã tem SOP ou diabetes tipo 2 têm maior probabilidade de desenvolver SOP.
Resistência à Insulina
O estilo de vida pode ter um grande impacto na resistência à insulina, especialmente se a mulher estiver acima do peso devido a uma dieta pouco saudável e falta de atividade física. A resistência à insulina também ocorre nas famílias.
Perder peso geralmente ajuda a melhorar os sintomas, independentemente do que causou a resistência à insulina.
Diagnóstico SOP
Às vezes, os sintomas são claros e às vezes são menos óbvios.
Você pode visitar um dermatologista para acne, crescimento de pelos ou escurecimento da pele, como a parte de trás do pescoço (acantose nigricans), um ginecologista para períodos mensais irregulares e seu médico de família para ganho de peso, sem perceber que esses sintomas fazem parte da SOP.
Algumas mulheres terão apenas um sintoma; outras terão todos eles. Mulheres de todas as raças e etnias podem ter SOP.
É comum que as mulheres descubram que têm SOP quando têm problemas para engravidar, mas geralmente começa logo após o primeiro período menstrual, por volta dos 11 ou 12 anos. Também pode se desenvolver na faixa dos 20 ou 30 anos.
Para determinar se você tem SOP, seu médico verificará se você tem pelo menos 2 desses 3 sintomas:
- Períodos irregulares ou ausência de períodos, causados pela falta de ovulação
- Níveis de hormônios masculinos acima do normal que podem resultar em excesso de pelos no rosto e no corpo, acne ou queda de cabelo no couro cabeludo
- Múltiplos pequenos cistos nos ovários.
Tratamento
Se lhe disserem que você tem SOP, pergunte sobre como fazer o teste para diabetes tipo 2 e como lidar com a condição, se você a tiver.
Fazer mudanças saudáveis, como perder peso se você estiver acima do peso e aumentar a atividade física, pode diminuir o risco de diabetes tipo 2, ajudá-lo a controlar melhor o diabetes e prevenir ou retardar outros problemas de saúde.
[…] Síndrome do Ovário Policístico e Diabetes […]
[…] Síndrome do Ovário Policístico e Diabetes […]