Imagem de um ovário saudável, ilustrando a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) - uma condição hormonal comum em mulheres. Conheça os sintomas, tratamentos e estratégias de estilo de vida saudável para lidar com a SOP.
Alimentação Dicas Tratamento SOP

Síndrome dos Ovários Policísticos: O Guia Completo!

Imagem de um ovário saudável, ilustrando a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) - uma condição hormonal comum em mulheres. Conheça os sintomas, tratamentos e estratégias de estilo de vida saudável para lidar com a SOP.

O que é SOP?

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é ​​um problema hormonal que ocorre durante os anos reprodutivos. Se você tem SOP, pode não ter menstruações com muita frequência. Ou você pode ter períodos que duram muitos dias. Você também pode ter muito de um hormônio chamado andrógeno em seu corpo.

Com SOP, muitos pequenos sacos de fluido se desenvolvem ao longo da borda externa do ovário. Estes são chamados de cistos. Os pequenos cistos cheios de líquido contêm ovos imaturos. Estes são chamados de folículos. Os folículos não liberam óvulos regularmente.

A causa exata da SOP é desconhecida. O diagnóstico e o tratamento precoces, juntamente com a perda de peso, podem reduzir o risco de complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Quais são os sintomas da Sídrome dos Ovários Policísticos?

Os sintomas da SOP geralmente começam na época do primeiro período menstrual. Às vezes, os sintomas se desenvolvem mais tarde, depois de você ter menstruado por um tempo. Os sintomas da SOP variam. Um diagnóstico de SOP é feito quando você tem pelo menos dois destes:

Períodos irregulares Ter poucos períodos menstruais ou ter períodos que não são regulares são sinais comuns de SOP. O mesmo acontece com períodos que duram muitos dias ou mais do que o normal para um período. Por exemplo, você pode ter menos de nove períodos por ano. E esses períodos podem ocorrer com mais de 35 dias de intervalo. Você pode ter problemas para engravidar. Muito andrógeno. Altos níveis do hormônio andrógeno podem resultar em excesso de pelos faciais e corporais. Isso é chamado de hirsutismo. Às vezes, também podem ocorrer acne grave e calvície de padrão masculino. Ovários policísticos Seus ovários podem ser maiores. Muitos folículos contendo óvulos imaturos podem se desenvolver ao redor da borda do ovário. Os ovários podem não funcionar como deveriam. Os sinais e sintomas da SOP são tipicamente mais graves em pessoas com obesidade.

Quando consultar um médico?

Consulte o seu médico se estiver preocupada com a menstruação, se tiver problemas para engravidar ou se tiver sinais de excesso de androgênio. Isso pode incluir o crescimento de novos pelos no rosto e no corpo, acne e calvície de padrão masculino.

Causas da SOP

A causa exata da SOP não é conhecida. Fatores que podem desempenhar um papel incluem:

Resistência a insulina

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Ele permite que as células usem o açúcar, o principal suprimento de energia do seu corpo. Se as células se tornarem resistentes à ação da insulina, os níveis de açúcar no sangue podem subir. Isso pode fazer com que seu corpo produza mais insulina para tentar reduzir o nível de açúcar no sangue.

Muita insulina pode fazer com que seu corpo produza muito do hormônio masculino andrógeno. Você pode ter problemas com a ovulação, o processo em que os óvulos são liberados do ovário. Um sinal de resistência à insulina são manchas escuras e aveludadas na pele na parte inferior do pescoço, axilas, virilha ou sob os seios. Um maior apetite e ganho de peso podem ser outros sinais.

Inflamação de baixo grau

Os glóbulos brancos produzem substâncias em resposta a infecções ou lesões. Essa resposta é chamada de inflamação de baixo grau. A pesquisa mostra que as pessoas com SOP têm um tipo de inflamação de baixo grau e de longo prazo que leva os ovários policísticos a produzir andrógenos. Isso pode levar a problemas cardíacos e dos vasos sanguíneos.

Hereditariedade

Pesquisas sugerem que certos genes podem estar ligados à SOP. Ter um histórico familiar de SOP pode desempenhar um papel no desenvolvimento da condição.

Excesso de andrógeno

Com SOP, os ovários podem produzir altos níveis de andrógeno. Ter muito andrógeno interfere na ovulação. Isso significa que os óvulos não se desenvolvem regularmente e não são liberados dos folículos onde se desenvolvem. O excesso de androgênio também pode resultar em hirsutismo e acne.

Complicações da Síndrome dos Ovários Policísticos

As complicações da SOP podem incluir:

  • Infertilidade
  • Diabetes gestacional ou hipertensão induzida pela gravidez
  • Aborto ou parto prematuro
  • Esteato-hepatite não alcoólica – uma inflamação grave do fígado causada pelo acúmulo de gordura no fígado
  • Síndrome metabólica – um conjunto de condições, incluindo pressão alta, açúcar elevado no sangue e níveis prejudiciais de colesterol ou triglicerídeos que aumentam significativamente o risco de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos (cardiovasculares).
  • Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes
  • Apnéia do sono
  • Depressão, ansiedade e transtornos alimentares
  • Câncer do revestimento uterino (câncer de endométrio)

A obesidade geralmente ocorre com a SOP e pode piorar as complicações do distúrbio.

Como tratar SOP?

O tratamento da SOP deve ser personalizado para cada mulher. Em geral, recomenda-se mudanças no estilo de vida, dieta e pode ser recomendado medicações e suplementos para auxiliar.

Nós abordamos diversas formas de tratar a Síndrome do Ovário Policístico aqui. Alguns artigos que podem te ajudar são:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *